ECOPEFI - Programa Multisetorial de Ecodesenvolvimento do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

ECOPEFI - Programa Multisetorial de Ecodesenvolvimento do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga

Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Parque CienTec) inaugura três equipamentos interativos para a difusão de conhecimentos científicos.

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo (Parque CienTec) inaugurará, no dia 5 de dezembro de 2006, três equipamentos interativos para a difusão de conhecimentos científicos.

 

O evento contará com as presenças da Magnífica Reitora da USP, Profa. Dra. Sueli Vilela, do Prof. Dr. Sedi Hirano, Pró-Reitor de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, e demais autoridades.

 

O Parque Cientec é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, cuja missão é divulgar a ciência e a tecnologia de maneira informal, com linguagem acessível à população em geral, de forma descontraída, divertida e interessante.

 

Situado no interior do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI), num local privilegiado, circundado pelo maior fragmento remanescente de Mata Atlântica da cidade de São Paulo, desenvolve atividades culturais com ênfase em ciência, tecnologia e educação ambiental.

 

Com o apoio da Fundação VITAE, o Parque CienTec desenvolveu, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), da Poli-USP, um sistema de multi-projeções estereoscópicas. A tecnologia deste sistema permite, através de múltiplas imagens, criar um ambiente virtual de imersão que proporciona a percepção da tridimensionalidade.

 

A equipe do LSI conta com um corpo de consultoria especializada em ensino informal, com a coordenação científica de professores da Escola Politécnica da USP, com uma equipe de estudantes de graduação e pós-graduação em engenharia, artistas plásticos, arquitetos, cineastas e músicos, entre outros.

 

Esta parceria entre o Parque CienTec e o LSI (Poli) resultou na realização de dois equipamentos didáticos com tecnologia de ponta, inéditos até o momento: a Nave Mario Schenberg e a Gruta Digital.

 

NAVE MÁRIO SCHENBERG (Sistema 3D Fixo)

 

Com o intuito de criar uma atividade inovadora, a equipe do LSI, especializada em desenvolvimento de soluções para aprendizagem e de ambientes em Realidade Virtual entre outros, montou uma equipe multidisciplinar para criar, implementar, testar e instalar um espaço diferenciado onde um grupo de aprendizes irão viver uma "aventura no espaço".

 

O interior da nave, batizada de Nave Mário Schenberg, foi criado cenograficamente para proporcionar uma maior imersão do ambiente projetado, com o painel frontal da nave e seis estações interativas de controle totalmente interconectadas, incluindo uma projeção estereoscópica do Celestia, animações em três dimensões, filmes, sistemas de interação e jogos interativos.

 

A Nave encontra-se em um prédio do Parque CienTec, especialmente remodelado para abriga-la. Foi elaborado um roteiro da atividade proposta que consiste numa missão espacial, quando o grupo de aprendizes vai pilotar uma nave espacial com o objetivo de salvar uma população que vive num planeta distante e que está sendo ameaçada pelo seu sol prestes a explodir.

 

GRUTA DIGITAL (SISTEMA 3D MÓVEL)

 

O objetivo da Gruta Digital é criar um espaço de realidade virtual no qual alunos e professores possam interagir com o sistema. A projeção é estereoscópica, ou seja, duas imagens são projetadas, simulando o princípio da visão tridimensional. Com o uso de óculos especiais e o som estéreo, o resultado é uma sensação de imersão.

 

O sistema todo é abrigado em uma tenda desmontável de lona comum, com 6m x 8m, e capacidade para cerca de 40 pessoas. Constitui parte do conjunto de itinerância do Parque CienTec, com a finalidade de atingir escolas da periferia e de outras cidades do Estado.

 

Os temas que já estão finalizados para uso no sistema permitem viajar num ambiente virtual em um vôo sobre o Rio de Janeiro, viajar no universo entre os planetas e as estrelas, e mergulhar em uma molécula. Não existem limitações para os temas a serem abordados.

 

Um terceiro equipamento científico, também realizado com o apoio da Fundação Vitae, é uma escultura denominada esfera de granito.

 

ESFERA DE GRANITO

 

O Parque CienTec promoveu a criação de uma esfera de granito apoiada sobre um bloco de rocha análoga, que permite demonstrar o efeito da lubrificação hidráulica. A esfera, de diâmetro 70cm, pesa aproximadamente 500kg, e o bloco, com dimensões de 1,60m x 1,60m x 0,50m pesa aproximadamente 4 toneladas. A pressão da água que flui através de um orifício do bloco sob a esfera permite com um toque de dedo girar a esfera.

 

Essas e outras atividades encontram-se nas dependências do Parque CienTec localizado à Av. Miguel Stéfano, 4.200 – Água Funda (em frente ao Zoológico). As visitas são agendadas pelo telefone: (11) 5077-6312.

 

Visite o site do Parque CienTec: www.parquecientec.usp.br.

ECOPEFI - Programa Multisetorial de Ecodesenvolvimento do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga